O Progressistas (PP) deu um passo importante ao confirmar a continuidade das negociações para a formação de uma federação com o União Brasil. A decisão foi tomada durante uma reunião convocada pela presidência do partido, onde deputados federais, senadores e presidentes de diretórios estaduais aprovaram, por unanimidade, a autorização para que a presidência do PP continue as tratativas para consolidar a criação da federação.
Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, confirmou o avanço nas negociações em uma publicação nas redes sociais, destacando que o apoio unânime da Executiva Nacional reforça o compromisso do partido em avançar com a aliança.
“Após intensa discussão, foi dado pleno aval à presidência do partido para prosseguir as tratativas no sentido de consolidar a criação da federação.”
Escreveu Nogueira.
Agora, a decisão sobre a formação da federação depende da deliberação interna do União Brasil. Embora já haja consenso entre os presidentes das duas siglas, o partido ainda está avaliando a proposta de forma interna.
Federação PP-União Brasil Pode Formar Maior Bancada na Câmara
Se a federação entre PP e União Brasil se concretizar, o grupo político se tornará o maior na Câmara dos Deputados, somando 109 parlamentares, sendo 59 deputados federais do União Brasil e 50 do Progressistas, o que o colocaria à frente do PL, de Jair Bolsonaro, atualmente a maior bancada na Casa. No Senado, a aliança também será expressiva, com 13 senadores dos dois partidos juntos.
A Desistência do Republicanos e as Possíveis Fusões
Inicialmente, a formação da federação entre PP e União Brasil previa a inclusão do Republicanos. No entanto, a sigla decidiu não seguir nas negociações, e agora o PP está concentrado em uma possível fusão com o PSDB. Essa movimentação pode alterar o cenário partidário e ampliar ainda mais a força do PP no Congresso Nacional.
O avanço das conversas entre PP e União Brasil coloca as duas siglas em uma posição estratégica, com potencial para dominar as discussões políticas e legislativas nos próximos anos. Caso a federação se concretize, o novo bloco político deve ser uma força importante nas próximas eleições e no alinhamento com o governo federal.