Solenidade Alusiva aos 100 Dias de Governo. Foto: Gustavo Raniere/ASCOM/Ministério da Economia

Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 12 e 16 de março no Rio Grande do Sul indicou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Eduardo Leite (PSDB) em um eventual cenário eleitoral. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (20).

Bolsonaro lidera intenção de voto no estado

No principal cenário testado, Bolsonaro aparece com 36,7% das intenções de voto, seguido por Lula, com 23,6%, e Eduardo Leite, com 20,3%. O ex-presidente, no entanto, está inelegível até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral, o que o impede de disputar a próxima eleição presidencial.

Outros nomes também foram mencionados na pesquisa. O cantor sertanejo Gusttavo Lima apareceu com 4,5% das intenções de voto, mas anunciou na última quarta-feira (19) que desistiu de entrar na política. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) obteve 3,4%, enquanto os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Helder Barbalho (MDB) registraram 1,7% e 0,2%, respectivamente.

Michelle Bolsonaro no lugar do marido

Em um segundo cenário, onde a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) substitui Jair Bolsonaro, os resultados mostram um equilíbrio entre os principais concorrentes. Michelle teria 25,1% das intenções de voto, contra 23,8% de Lula e 23,4% de Eduardo Leite. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, os três estariam tecnicamente empatados.

A pesquisa reflete a força do ex-presidente Jair Bolsonaro no Rio Grande do Sul e aponta um cenário competitivo para as próximas eleições, especialmente caso Michelle Bolsonaro decida concorrer.