Na política, os poderes Executivo e Legislativo regem os municípios do Brasil, e o povo questiona, de quem é a culpa, porque minha rua não é calçada, porque não temos uma saúde de qualidade, porque isso.. porque aquilo.. e as vezes ficam se respostas.
Hoje vamos passar um panorama básico, que muito pouco é explorado, que ajudará a responder muitas dessas dúvidas. Vamos começar com o Legislativo.
Nas últimas eleições, diversos vereadores foram eleitos pelo povo para o povo, sendo os verdadeiros representantes, pois são eles que estão lado a lado com o povo, principalmente os mais carentes.
Os vereadores possuem a função de fiscalizar todas as ações do Executivo, criar leis e indicação, e estar sempre acompanhando os bairros da cidade em busca de promover indicações ao executivo em pró do povo, inclusive ouvindo e dando voz ao povo através de suas indicações.
O Executivo por sua vez, tem o dever de analisar todas as indicações enviadas pelo Legislativo aos seus respectivos gabinetes, sem distinção, remetendo as referidas indicações para os setores competentes, (secretários municipais), atendendo de imediato os pedidos prioritários visando apenas beneficiar o povo.
O Executivo também promove ações que visam o benéfico e desenvolvimento da cidade, criando projetos que são enviados a Casa Legislativa para aprovação ou reprovações, podendo serem proferidas emendas a fim de ajustar parâmetros.
Isso é o que deveria ser, mas a realidade é muito diferente. Em diversas cidades do Brasil, tem prefeito que não atende, não ouve, não se atenta as indicações dos vereadores, fazendo distinções, atendendo apenas as indicações dos vereadores da bancada de situação, visando apenas beneficiar os seus futuros cabos eleitorais, deixando de lado os vereadores de oposição, quem constantemente estão solicitando diversos benefícios para o povo.
Em cada município do Brasil, são feitas em média, 50 indicações por sessão plenária, isso indica que 50 ações em beneficio do povo são apresentadas aos prefeitos que decidem se atendem ou não, e sabemos que a grande maioria das indicações não são atendidas e o povo fica sem entender, porque muitos dos vereadores que fazem suas indicações não cobram e deixam cair no esquecimento do povo, passando a ideia que de não fez nada durante sua gestão de vereador.
De fato, o povo pensa que os vereadores que não tem suas indicações atendidas pelos executivo, não fizeram nada por eles, quando na verdade, há algo além das indicações e que o povo não sabe.
Há o interesse político sobre indicações, onde na maioria das vezes o executivo deixar engavetar as indicações de um determinado parlamentar, apenas para lhe prejudicar politicamente, fazendo com que suas indicações caiam em descredito perante ao povo, povo esse que não sabe os bastidores e com isso acredita que foi o vereador que não quis atender as reinvindicações indicadas por eles…
Também há prefeitos no Brasil que buscam dialogo com seus vereadores, seja de base ou oposição, em busca de uma consonância e atender a demanda de todos, fazendo assim, um Legislativo e Executivo unido em pró do povo, buscando solucionar a maioria dos problemas municipais.
Aos vereadores do Brasil que estão passando por essa situação de esquecimento ou sendo ignorado por parte do executivo, busque informar isso para o povo, busquem seus direitos, fiscalizem, mostrem para quem lhe outorgou vereador, que você estão fazendo, mas que a outra parte não lhe atende. Façam diferente vereadores!
Aos prefeito do Brasil, busquem ouvir seus vereadores, todos, sem distinção, sem olhar bandeiras partidárias, sem olhar posições, olhem que eles são porta-voz legítimos do povo, e que suas indicações são do povo e beneficiam o povo, ao qual, lhe outorgaram prefeitos.
A culpa é do Executivo quando não atende as indicações dos vereadores, mas também do Legislativo quando não relata na imprensa e para o povo quando não tem suas indicações atendidas. No fim, só há um prejudicado, o POVO BRASILEIRO…