Raquel Lyra (PSDB) foi eleita Governadora de Pernambuco neste domingo (30/10). Com 58,70% dos votos válidos, a tucana será a primeira mulher a governar o estado. Marília Arraes (Solidariedade) teve 41,30%. Foram apuradas 100% das urnas.
Marília Arraes terminou o 1º turno à frente, com 23,97% dos votos válidos, contra 20,58% de Raquel. A ex-petista apostou em uma forte vinculação com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) num estado que majoritariamente votou no ex-presidente, enquanto Raquel Lyra se declarou neutra na disputa presidencial após receber apoio de políticos do campo bolsonarista e lulista no 2º turno.
Além de ser a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, a vitória de Raquel Lyra encerra um ciclo de 15 anos de governo do PSB, que esteve à frente do estado por quatro mandatos consecutivos com Eduardo Campos e Paulo Câmara.
Como nos contos, o Palácio Campo das Princesas (Sede do Governo de Pernambuco), agora de fato, será assumido por uma mulher de fibra com um currículo extenso, incontestável. Entre os destaques, Raquel foi prefeita de Caruaru por 2 mandatos, realizando uma excelente gestão com 70% de aprovação.