O Brasil escolheu neste domingo (30/10), eleger o candidato ao presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele obteve 60.345.999 votos, contra 58.206.354 votos de Jair Messias Bolsonaro, atual presidente não reeleito.
Em seu discurso pós eleição, Lula afirmou que o ódio foi propagado de forma criminosa no país. Lula disse ainda que combater a fome e a miséria será ‘prioridade número 1’, que vai estabelecer meta de desmatamento zero para a Amazônia e dar ao Brasil posição de destaque no mundo.
Bolsonaro não se pronunciou e seguiu calado por mais de três horas depois do resultado ser oficializado. Aliados tentaram contato, mas foram informados de que o presidente havia ido dormir.
Assessores e ministros do atual presidente dizem não ter informações precisas sobre o que e quando ele falará pela primeira vez após derrota para o Lula.
Bolsonaro é o primeiro presidente desde a redemocratização do Brasil que tentou a reeleição mas não venceu. Por outro lado, Lula é o primeiro ex-presidente a ser eleito para um novo mandato.
A diferença de voto entre os dois ficou em torno de 2,1 milhões, menos de 2% dos votos válidos. É a menor diferença entre o primeiro e o segundo colocado em todas as eleições presidenciais do país.