Às vésperas de iniciar a janela partidária deste ano, período que vai de 7 de março a 5 de abril, permitindo que pré-candidatos detentores de mandatos possam migrar de partido sem caracterizar infidelidade partidária, a movimentação dos pré-postulantes ao pleito vindouro passa a ser mais intensa devido o afunilamento do primeiro prazo mais relevante do calendário eleitoral.
O empresário Léo Giestosa, de Gravatá, é um dos interessados na abertura da janela. Atualmente no PRD, resultado da fusão entre PTB e Patriota, Giestosa terá um novo destino partidário visando a disputa eleitoral. Ele chegou a receber e aceitar o convite do PRTB para disputar o Executivo pela sigla. No entanto, a recente alteração no comando nacional do partido pode levar Giestosa a optar por outra sigla. Ele tem recebido convite de várias agremiações partidárias que têm interesse de lançar candidatura própria ao Executivo de Gravatá.
Enquanto isso, Giestosa continua apostando no diálogo para costurar alianças que possam fortalecer sua pré-candidatura. Exercendo o terceiro mandato consecutivo como vereador de Gravatá, será a primeira vez que ele entrará na disputa pelo Executivo.