Na noite desta quinta-feira (23/03), o vice-prefeito da cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, Júnior Darita, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente seu rompimento com o atual prefeito da cidade, Joselito Gomes do (PSB). Darita, que atualmente está sem partido, afirmou que o momento é de recomeço e que nada em sua vida foi ou é fácil, sempre enfrentando desafios, e que esse será mais um.
A coletiva foi realizada no auditório do Ciclo Operário de Gravatá e contou com a presença de apoiadores, líderes comunitários, do ex-vereador Bolo da Areia (sem partido) e veículos de imprensa da região. Através de Live transmitida pelas redes sociais de Darita, várias perguntas formuladas pelos espectadores, imprensa e presentes foram respondidas pelo vice-prefeito.
Uma das perguntas foi sobre a possibilidade de Darita ser um futuro vice do ex-prefeito Joaquim Neto do (PSDB) ou vice-versa. Darita respondeu que terá diálogo com todas as lideranças políticas da cidade, incluindo o ex-prefeito. Por outro lado, Darita foi perguntado sobre quais lideranças da cidade ele não queria ter diálogo algum. Darita prontamente respondeu por duas vezes que não quer diálogo com o atual prefeito, Joselito Gomes.
Mesmo agora fazendo parte oficialmente da oposição, Darita continua vice-prefeito, mas disse que fará oposição com inteligência, cobrando as ações e denunciando as más práticas que por ventura venham ocorrer. Darita destacou diversos pontos de insatisfação com a administração municipal, apresentando suas alegações e destacando suas pretensões para as eleições de 2024.
Vale lembrar que a relação política entre Darita e Joselito não seguia nada bem. Era possível notar a ausência da presença do vice-prefeito ao lado do prefeito em assinaturas de ordem, por exemplo. Agora, como opositor, Darita vai buscar diálogo, ouvir lideranças, buscar soluções em outras esferas para Gravatá, seja com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra do (PSDB), ao qual Darita deu seu apoio no segundo turno das eleições de 2022, bem como com o governo federal, através dos ministros e do próprio presidente Lula.
De Brasília, os vereadores Bruno Sales, Gil Dantas e Tadeuzinho ambos do (PSDB), se solidarizaram com a decisão de Darita. O vice-prefeito agradeceu e relembrou o caso ocorrido durante o hasteamento das bandeiras, no dia das comemorações de aniversário de Gravatá, onde o prefeito bateu boca com o vereador Bruno Sales na frente dos presentes. Darita lamentou o ocorrido e ficou a favor de Bruno Sales.
O fato é que agora, a oposição ganha mais uma liderança, formulando musculatura, e uma possível unificação para 2024 não é descartada. O anúncio de rompimento de Darita pode acarretar numa futura debandada de apoiadores do atual governo municipal, pois vale lembrar que vários funcionários que continuam na gestão, são do grupo político de Darita.
Agora, resta esperar para ver como essa decisão de rompimento irá afetar o cenário político de Gravatá nos próximos meses e como a oposição irá se posicionar. Darita deixou claro que continuará trabalhando pela cidade e lutando pelos interesses da população.